sexta-feira, 24 de junho de 2011

Exposição solar




Exposição solar

A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.

Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.

Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

domingo, 19 de junho de 2011







Bom gente este blog possui a finalidade de ajudar em nosso estudos de Estética Capilar-ministrada pelo professor Rafael Costa.

O assunto não poderia ser outro, cabelos, claro!!!

Podem ser lisos, ondulados, crespos de varias tonalidades.
O cabelo é um grande aliado estético, valoriza o rosto, da forma, alem de ser símbolo de feminilidade mas não é só isso! O cabelo também funciona como isolante térmico , protege a cabeça de vários estímulos esternos como o frio e as radiações solares , como também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamiferos, acima de tudo , o fio de cabelo é um pelo que se diferencia por algumas particularidades.
O cabelo cresce no couro cabeludo, cresce em média 1 cm por mês, diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento.
Podemos dividir o cabelo em três partes principais: Cutícula, cortéx e medula.
Cutículas:

As cutículas formam as camadas mais externas do cabelo, esta estrutura é formada por placas transparentes que nos permitem ver a cor do vabelo. A cuticula normalmente é formada de 5 a 10 camadas de placas sobrepostas sobre si, estas placas estão sofrendo constante agressões externas (sol, chuva, vento, marezia, cloro, quimicos,ação mecanica da escovação...).Quando estas agressões são muito drásticas as cuticulas se abrem, deixando o cabelo fraco e quebradisso (danificado), sendo assim, são responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. Quando não agredidas e bem tratada proporciona um aspecto uniforme aos cabelos. Sua composição básica é aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.

Córtex:







Esta é a parte central, responsável pelas características como elasticidade, resistência e a cor dos fios.
É composto por células córneas alongadas, pigmentadas(grãos de melanina) e ligadas entre si por pontes de dissulfureto, assim designadas por serem compostas por dois átomos de enxofre.
Estas células contém os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos. O Córtex representa até 90% do peso natural da fibra.
As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulações, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.




Medula:



É a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. possui células arredondadas, pouco coesas e, muitas vezes, separadas por ar. A medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra.


Dicas para o cuidado diário


Dicas para o cuidado diário

Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quatro fatores para um cabelo saudável









Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

Brilho

Eletricidade estática

Força

Exposição solar


continue lendo...



Brilho

Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.

Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.


eletricidade estatica


Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática

força

Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.

Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.



Exposição solar

A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.

Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.

Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

Como ocorrem os danos aos cabelos?



Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.


Continue lendo...

Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto" ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência.



terça-feira, 14 de junho de 2011

CUIDADOS COM OS CABELOS LOIROS





O cabelo é uma das partes que as mulheres mais cuidam e valorizam, sempre procuram um jeitinho de deixá-los mais bonitos e saudáveis. Para as mulheres que tem cabelo loiro, ou que pretendem pintar, é bom deixar bem claro que alguns cuidados devem ser tomados. Quando o cabelo é descolorido ou pintando, ele sofre bastante, sendo necessário cuidar, hidratar e tudo mais, só assim eles ficaram bonitos e principalmente saudáveis, portanto é preciso ter ainda mais cuidado com os cabelos loiros. Procure sempre fazer hidratação nos fios, mesmo não agindo profundamente nos fios, a hidratação permite deixar os cabelos mais macios, bonitos e saudáveis. Ao pintar os cabelos, ele acaba ficando mais ressecado e quebradiço, a hidratação vai ajudar e muito ao cabelo se recuperar. Procure sempre usar o xampu e o condicionador correto ao seu tipo de cabelo. Xampu demais diretamente no couro cabeludo, prejudica muito os cabelos, causando irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e queda. O ideal é espalhar ele na mão e depois aplicar no cabelo. Usar um xampu antiresíduos pelo menos uma vez a cada 15 dias, é fundamental, além de retirar as impurezas do cabelo, ele limpa os fios, fazendo com que os cabelos recuperem o brilho natural. Se você custa fazer muita escova, ou passar muito a chapinha nos fios, tome cuidado. A força da escova, unida a temperatura elevada, pode quebrar os fios, deixando o cabelo feio, e sem vida. Utilize da escova ou chapinha somente as vezes, para evitar assim, o desgaste do cabelo. É interessante também, procurar um salão de beleza, para assim, realizar cauterizações que deixam o fio mais forte, reconstroem e hidratam os cabelos.

Cosméticos que podem trazer prejuízos à saúde







O uso de cosméticos por mulheres e homens é tão antigo quanto o próprio surgimento da humanidade. A revolução industrial do século 19 trouxe aos consumidores destes produtos mais variedades de marcas e opções de aromas, texturas e uso específico para cada tipo de pele. Muitas pessoas, entretanto, não sabem como são feitos e a origem dos componentes dos cosméticos. Será que realmente todos eles fazem bem à pele?

Na composição dos cosméticos usados diariamente por milhões de pessoas pode haver ingredientes potencialmente perigosos para a saúde. Há ingredientes em cosméticos que, quando em contato com a pele, podem trazer prejuízos ao consumidor como, por exemplo, irritações e alergias cutâneas, até mesmo doenças mais graves, como o câncer. Infelizmente, muitos destes cosméticos contém ingredientes que fazem mal à pele, porém eles estão disfarçados nos produtos que usamos todos os dias, sendo difícil sua identificação, pois os aromas e os corantes agradáveis distraem a atenção do consumidor. Recomendo procurar produtos com ingredientes próprios para o seu tipo de pele, isto é, eudérmicos.

Veja abaixo, os ingredientes mais perigosos e observe-os atentamente antes de comprar e utilizar qualquer cosmético.
Uréia: atravessa a placenta
A uréia é, com certeza, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. E o principal motivo desta proibição é que a uréia penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.
A fim de controlar o uso de uréia nos cosméticos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.
Parabenos: se comportam como se fossem os hormônios femininos
Conforme estudo realizado na Universidade de Reading, Reino Unido e publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Há no mundo dos cosméticos uma enorme utilização de produtos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui preservantes naturais ou mais modernos que, até o momento, demonstraram segurança, permitindo aos formuladores o desenvolvimento de formulações mais seguras.
O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso dele nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.
Conservantes liberadores de formol: podem aumentar a incidência de câncer de pele
O formol faz muito mal para a pele, mas o que a grande maioria das pessoas não sabem é que muitos cosméticos utilizam na formulação alguns tipos de conservantes que produzem e liberam formol na pele. Além da já conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria e publicado no periódico “Experimental Dermatology”, em maio de 2004, revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol.
O consumidor pode se proteger destas substâncias observando cuidadosamente os rótulos traseiros das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.
Propilenoglicol: risco de alergias
O propilenoglicol é um produto utilizado como diluente de outras substâncias, sendo muito usado em uma ampla variedade de cosméticos. O perigo de seu uso está nos problemas de pele que este pode desencadear nas pessoas, como alergias e irritações. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha e publicado no periódico “Contact Dermatitis”, em novembro de 2005, confirmou o potencial sensibilizante (potencial para causar alergias) do propilenoglicol, confirmado por um outro estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão e publicado no periódico “International Journal of Dermatology”, também em 2005.
Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.
Óleo mineral e outros derivados do petróleo: responsáveis por diversos tipos de câncer
Os derivados do petróleo, como por exemplo, os óleos minerais, estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso se deve devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos “American Journal of Industrial Medicine” (Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, Los Angeles, CA outubro de 2005), “Contact Dermatitis” (Departamento de Dermatologia, Nagoya City University Medical School, Japão, abril de 1989) e “Regulatory Toxicology and Pharmacology” (outubro de 2003).
Para identificar a presença desses componentes em seu produto cosmético, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil.
Filtros solares com benzofenonas e derivados da cânfora: efeito estrogênico no organismo
O uso diário de filtros solares é indispensável para evitar o envelhecimento e o câncer de pele, todos já sabem. Porém, poucas pessoas são informadas sobre os perigos que alguns componentes desses filtros geram para a saúde humana. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Bispebjerg, Copenhagen - Dinamarca e publicado no periódico “The Journal of Investigative Dermatology”, em 2004, apontou a presença de fotoprotetores no sangue e na urina, indicando que estes foram absorvidos pelo organismo. Para completar essa informação, outro estudo realizado na Universidade Utrecht, Holanda e publicado no periódico “Toxicology and Applied Pharmacology”, 2005 comprovou que esses compostos imitam o hormônio feminino estrogênio.
Para maior segurança, no momento da compra de um fotoprotetor, procure nos rótulos as palavras benzophenone e/ou 3-(4-methyl-benzylidene).
Corantes artificiais e essências alergênicas:
Segundo estudo realizado pela Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas, os corantes (substâncias responsáveis por colorir os produtos) e as essências (substâncias responsáveis pelo odor agradável), podem causar alergias na pele. Portanto, para quem sofre de alergia a cosméticos, dê preferência àqueles formulados sem corantes e com baixo teor de essências.
Lanolina, ácido sórbico e bronopol: potencial alergênico para a pele
A Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas classifica vários componentes usados em formulações cosméticas como alergênicos (causadores de alergia) para a pele humana. Entre eles, é relevante citar a lanolina, uma substância obtida da lã do carneiro e comumente usada em produtos cosméticos como substância emoliente (hidratante), podendo causar alergias locais na pele de pessoas predispostas. Nos rótulos das embalagens, a lanolina é encontrada como lanolin.
Outros componentes são o ácido sórbico, encontrado nos rótulos dos produtos cosméticos como sorbic acid e, por último, o bronopol, encontrado por esse nome mesmo.

Prof. Maurício Gaspari Pupo
Coordenador da Pós-Graduação com MBA em Cosmetologia das Faculdades Unicastelo de São Paulo, Unigranrio do Rio de Janeiro e Metrocamp de Campinas. Diretor Técnico da Consulfarma Assessoria Farmacêutica, Editor da Revista de Cosmetologia “In Cosmeto” e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ADA TINA Cosméticos.
www.consulfarma.com

domingo, 12 de junho de 2011

cuidados com cabelos cacheados



Quem tem cabelo cacheado geralmente sofre na hora de cortar seus caracóis, muitas vezes um corte errado pode deixar as madeixas cheias ou espigadas, perdendo toda beleza do seu belo cacheado, por isso vamos te dar algumas dicas de cortes e outras dicas para os seus cachinhos. Antes de qualquer corte: cabelo cacheado precisa de hidratação sempre e isso é fundamental! As duas coisas juntas, um bom corte mais a hidratação com freqüência dará definição e leveza aos cachos.

Engana-se quem pensa que os cabelos com cachos não podem ter cortes diferentes e seguindo as tendências da moda. O segredo está em escolher cortes para cabelos cacheados que respeitem o formato do rosto e principalmente, o caimento dos cabelos. Os cortes para cabelos cacheados nunca devem ser retos e sim com repicados modernos, estilo degradê ou desconectados. Estes tipos de cortes ajudam a manter os fios bem distribuídos e com um ótimo balanço. A idéia é pensar em cortes totalmente irregulares, seja qual for o tamanho deles, longo, curto ou médios, devem sempre assumir a forma desfiada e em camadas. Os cortes para cabelos crespos em relação às franjas, se não quiser depender de secador, nada de deixá-la curtas. Mas se optar pela franja, corte-a na altura do queixo e use a dupla secador e chapinha para ajeitá-la.

Para cabelos finos e volumosos, a solução é adotar cortes que distribuam o volume por toda cabeça, repicando sempre as laterais. Já para cabelos cacheados de fios grossos, o melhor corte é do tipo inteiro repicado com fios desiguais, eles dão mais movimento e leveza. Mulheres mais discretas e que possuem cabelos compridos, devem escolher cortes em repicados até as pontas para não deixar os fios com a aparência pesada. Mulheres que não tem medo de ousar, podem optar por cortes de cabelos cacheados curtos. Com os cachos bem repicados e desfiados, os cabelos ficam com um ar mais moderno e diferenciado. Aposte também nas mechas que combinem com o seu tipo de pele e iluminem o seu rosto.

Se o que quer o cabelo curtinho, saiba que os cortes para cabelos crespos e curtos geralmente serão volumosos. Dependerá, além disso, do tipo de cacho, da hidratação, etc. E quem tem cabelo crespo sabe e se ainda não sabe, vale a dica: a lei é usar um produto sem enxágüe tipo mousse, do tipo leave-in, próprios para os cachos para que os cortes para cabelos crespos fiquem ainda mais lindos e valorizados.

corte para homens


Diferente do que acontecia no passado, os homens de hoje em dia assumiram sua vaidade, e a cada dia o número de homens nos salões de beleza está crescendo.

O bom é que um pouco do velho e péssimo preconceito a respeito do assunto está indo por água abaixo, claro que não será da noite para o dia que isso acabará de uma vez, mas pelo menos podemos notar a melhora.

Os homens não estão procurando somente alguns tipos de tratamento, pelo que percebemos eles estão também atrás das tendências de cortes de cabelo para ficarem na moda, melhorar a aparência, e ficarem ainda mais bonitos e charmosos.

Assim como em nós mulheres, um bom corte de cabelo para eles, pode ajudar sua imagem profissional e pessoal.

Por exemplo os homens de negócios, executivos, devem sempre manter os fios bem cortados, sendo um pouco até exigência do cargo.



Fonte: http://beleza.wa3.com.br/cabelos/#ixzz1P7Iat3fh

Fios saudaveis


Não importa se seus fios são longos ou curtos, lisos, cacheados ou ondulados, com tintura ou sem tintura, no final das contas o que realmente queremos além de ter fios lindos é que eles sejam saudáveis também, já que um fator é consequência para o outro.

Portanto vamos aqui passar dicas rápidas e práticas para que você consiga ter os fios saudáveis.

Preste atenção, e coloque em prática.

Uma alimentação saudável e balanceada além de beneficiar todo o resto de seu corpo também contribui para os fios, neste caso intensifique a quantidade de Vitamina A.

A ingestão de líquidos contribui para que os fios fiquem hidratados.

Antes do uso de escovas ou chapinhas, o ideal é que faça a aplicação de cremes e silicones antitérmicos para proteger os fios.

Continue lendo...

cabelos lindos